x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Blog Cultural

Selecione uma categoria

20
04

A voz que conforta

A voz que conforta (contos de Lucia Berlin)

Há quem diga que o conto é menos nobre que o romance. Quem acredita nisso julga que a dificuldade da escrita do texto literário está na quantidade de páginas produzidas. Trata-se de um equívoco. E a dificuldade de se escrever três ou quatro páginas certeiras? E o soneto que desabaria caso uma palavra fosse trocada? Gêneros diferentes, desafios diferentes. É assim que a literatura deve ser encarada.
Escrever um bom conto é extremamente difícil. Anda-se sobre gelo fino. Um passo mais pesado põe tudo a perder. Vários escritores e várias escritoras superaram magistralmente o desafio de contar tudo em poucas páginas: Tchekhov, Machado de Assis, Kafka, Katherine Mansfield, Gógol, Poe, Dalton Trevisan, Flannery O?Connor.
Hoje, destacamos uma contista chamada Lucia Berlin. Os contos da brilhante norte-americana foram escritos ao longo da segunda metade do século passado. Muitos deles são marcados pela inspiração autobiográfica. A história de vida de Berlin é terrível: pobreza, país problemáticos, casamentos fracassados, alcoolismo. Esses aspectos sombrios marcam presença em seus textos, claro. Mas o grande milagre da prosa de Berlin é contar o horror com doses de humor. É o sarcasmo redentor. É o traço que nos faz manter a cabeça ereta, apesar dos pesares.
Para nossa sorte, foi lançado, recentemente, um volume reunindo boa parte do trabalho de Lucia Berlin: "Manual da faxineira" (Companhia das Letras). É um livro fundamental para qualquer biblioteca.
Lucia Berlin é a voz do alento.

Comentários