x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Blog Cultural

Selecione uma categoria

08
12

Humor

Não sou a pessoa mais atualizada do mundo. Isso já rendeu alguns constrangimentos. Perdi a conta de quantas vezes banquei o sabichão ao fazer análises supostamente profundas. Eu enchia a boca ao falar de algum tipo de modismo. Como se eu estivesse inventando a roda. Só que o bonde já tinha passado. É uma espécie de descompasso mental.

Ainda bem que fiquei mais prudente. Vou dar um exemplo: as comédias de stand-up. Eu acho que elas estão na moda, mas pode ser que apareça alguém dizendo que não estão mais tão em evidência assim. Bom, talvez isso não seja fundamental neste momento.

O que mais importa é, sendo bem pedante, a essência dessas comédias de stand-up. Sim, já um padrão. Comédia centrada na figura do comediante, em suas vivências, em seus desencontros. Situações do cotidiano. Humor cortante. A série Seinfeld é uma boa síntese.

Talvez tenha chegado o momento de vocês perguntarem: e a literatura? Literatura pode ter o ritmo de uma comédia de stand-up? Claro que pode. Woody Allen não é apenas um grande cineasta: muitos de seus textos cômicos são brilhantes. Impossível não gostar de Etgar Keret. Efraim Kishon é um dos sujeitos mais engraçados do século XX. Tem muita gente boa escrevendo texto engraçado.

E vocês acabam ganhando um brinde, digamos, existencial: rir de si mesmo é fundamental para a sanidade mental.

Comentários