x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Blog Cultural

Selecione uma categoria

16
03

LEITURA E HERANÇA

Hoje o assunto é delicado: a leitura. Estou para ver alguém falar mal da leitura. Das poucas coisas unânimes: a importância da leitura.

Tudo fica mais complicado quando passamos a discutir por que a leitura é importante. Para aprender melhor? Sim. Para fortalecer a cidadania? Sim. Para não ser passado para trás na hora de assinar um contrato? Sim. Para conhecer melhor o mundo e as pessoas? Sim. Para escapar de uma realidade que se mostra muitas vezes sufocante? "Sim" para todas as perguntas. O problema é seguir sempre no mesmo trilho. Devemos somar as perguntas e as respostas.

Vou escrever um pouco a respeito da minha experiência de leitor. Sempre detestei a linha reta. Minhas leituras são, digamos, borboleteantes. Vivo fases. Tem a semana da história, tem a semana da biografia, tem a semana da literatura, tem a semana da política, e assim vou tocando o barco há mais de vinte anos. Leio por necessidade profissional (professor tem o dever de ler muito) e por prazer (minha vida seria muito mais pobre sem a companhia de uma Natalia Ginzburg ou de um Tolstói). Acho que eu ficaria que nem uma barata tonta sem os livros. Falo por mim, claro: sou a soma das páginas - boas e ruins - que venho lendo.

Vira e mexe, alguém pergunta: Neto, como você se tornou um leitor fominha? Difícil dar uma resposta que leve em conta apenas um ponto. A escola ajudou? Ajudou muito. Tive excelentes professores e professoras. Gente que via a leitura com entusiasmo. Eram figuras exemplares, e vocês sabem que bons exemplos são irresistíveis.

A família ajudou? Puxa vida, foi fundamental! Até hoje um dos cômodos do apartamento dos meus pais é reservado para uma biblioteca. Desde novinho, passei horas com os meus pais e com o meu irmão no aconchego dos livros e da boa música. Música, claro. Por que a leitura deve ser sempre sisuda?

Havia a biblioteca, e havia as histórias contadas antes de dormir. Nunca percam de vista: a base da literatura é a oralidade. Sempre nos encantaremos com histórias contadas no tom justo. Minha mãe e meu pai sempre foram ótimos narradores. As sessões antes de dormir tinham de tudo um pouco: contos dos irmãos Grimm, Odisseia, A metamorfose, contos de Poe, canções antigas, adaptações ousadas dos clássicos, realismo, absurdos, final feliz, final triste. Eram pedaços da vida que nos eram oferecidos.

Depois vieram os livros. Depois veio a leitura silenciosa. Depois veio um monte de coisa. Uma montanha de coisas. Mas nada soterrará a herança deixada pelo meu pai e pela minha mãe. Não conheço um melhor sentido para a palavra "dignidade".

Comentários