x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

02
08

'Aulão' da unidade Zona Norte compartilha conhecimento com estudantes do ensino público

A primeira edição do "Aulão" promovido pela unidade Zona Norte do Objetivo Sorocaba recebeu cerca de 60 estudantes de escolas públicas que estão se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular. Realizado entre os dias 25 e 29 de julho, o "Aulão" é um projeto idealizado pela estudante Beatriz Marra Almeida, aluna da terceira série do Ensino Médio da unidade Zona Norte, e tem por objetivo compartilhar conhecimento com estudantes de outras instituições de ensino.

Durante os cinco dias, os participantes tiveram acesso a um apanhado geral dos conteúdos que mais caem nos exames. Alunos e docentes do Objetivo Sorocaba revelaram macetes e técnicas de estudo, além de abordar os assuntos mais recorrentes em vestibulares e provas do Enem. O professor de Química, Carlos Alberto Pereira de Campos, o Kaká, enalteceu o protagonismo dos alunos do Objetivo Sorocaba. "Um dos diferenciais dos nossos estudantes é justamente sua pró atividade totalmente voltada para o bem comum. É lindo e prazeroso poder contribuir com um projeto humano que partiu totalmente deles para auxiliar outros que nem sempre conseguem ter acesso às mesmas informações", enfatizou.

Beatriz Marra conta como surgiu a ideia do "Aulão": "Vim de escola pública e sei como é diferente o sistema didático e o conteúdo oferecido. Certa vez estava estudando com uma amiga - aluna de escola pública - e percebi sua dificuldade em assuntos que eu domino e considero fácil. Eram exercícios de provas antigas da Unicamp que eu já tinha visto nas aulas do Objetivo e ela não. Foi então que percebi a necessidade de compartilhar conhecimento com outros estudantes que, muitas vezes, não têm acesso a determinados conteúdos".

A jovem conta que teve total apoio da escola no desenvolvimento do projeto. "Quando apresentei a ideia todos adoraram e deram o maior apoio. Para ministrar as aulas, destacamos alunos que tinham domínio das matérias e dois professores do Objetivo, Lucas Feliciano (matemática) e Kaká (química). A ideia é realizar o 'Aulão' todos os anos, pois o resultado foi muito produtivo e toda a escola, tanto alunos quanto professores, coordenadores e a diretoria, abraçaram a causa", declarou Beatriz, cujo sonho é ser professora: "Sei dos desafios, mas quero mudar a educação brasileira".

Elza Gomes Notaro Bastida, diretora e coordenadora do Ensino Médio da unidade Zona Norte, afirmou que o "Aulão" foi um dos projetos mais surpreendentes que já participou. "Justamente por envolver jovens de várias escolas de Sorocaba com o mesmo objetivo: compartilhar saberes em um ambiente acolhedor, respeitoso e solidário. Ao final do projeto, tanto alunos, quanto professores e colaboradores saíram com um sentimento de missão cumprida. Hoje posso afirmar que o Objetivo Zona Norte reúne pessoas que acreditam no poder da educação."

A coordenadora adjunta do Ensino Médio, Francine Dela Torre, declara que a escola tem a importante missão de sensibilizar os alunos, dar voz e estabelecer uma relação de respeito, parceria e confiança, empoderando-os. "Desta forma, ideias, iniciativas e projetos surgem por parte dos alunos e o espaço educativo cresce junto com a comunidade. O 'Aulão Objetivo' possibilitou a transformação de todos os envolvidos por meio da superação de suas dificuldades, do trabalho em equipe e da administração das crises e conflitos comuns aos jovens. Como participante desse projeto, saio com a certeza de que os jovens devem ter voz ativa na sociedade, bem como serem autores de sua própria história em busca de soluções para si mesmos e para a sociedade", pontuou a coordenadora.

A estudante Victória Lima já concluiu o Ensino Médio e se prepara agora para o vestibular. "É difícil ter motivação para estudar nas férias e participar de um projeto como o 'Aulão' ajuda muito. Sempre estudei em escola pública e revisar tudo que aprendi e recordar os principais assuntos que caem no vestibular me ajudará muito na aprovação", contou a jovem, que tentará uma vaga no curso de nutrição.

Jaíne Pereira Martins, que está na terceira série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade, ficou sabendo do "Aulão" pelo Facebook. "É bem legal porque muitos estudantes não têm a oportunidade de ver todo o conteúdo na escola e muitos assuntos acabam passando despercebidos. O pessoal do Objetivo passa as matérias de forma resumida, mas de uma maneira que dá para assimilar bem. Muito bacana a iniciativa, principalmente pra mim que vou tentar cursos na área da saúde, medicina ou enfermagem", disse.

Comentários