x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

09
02

'Carnaval na escola' é tema explorado pelo Objetivo Sorocaba

Originaria na Grécia, para celebrar a fertilidade dos solos e, mais tarde, trazida ao Brasil pelos Portugueses, o Carnaval é uma grande manifestação da cultura do nosso país.

Marcado pelos bloquinhos de rua, marchinhas, escolas de samba e brincadeiras, a festa é comemorada dentro das instituições de ensino, a fim de valorizar a sua importância como símbolo de identidade nacional, possibilitando que as crianças compreendam o significado da festa popular.

Dessa forma, abordada como uma manifestação cultural e não apenas como uma data comemorativa, a festa possibilita que as crianças explorem e compreendam a simbologia histórica do carnaval e estabeleçam um diálogo direto com o que ocorre em seu entorno, criando um sentido histórico e cultural na sua relação com a sociedade.

"Trabalhar essa data comemorativa de forma significativa implica uma visão pautada em diversas perspectivas, ampliando o caminho investigativo de cada criança. ", afirma Melissa Franchini, coordenadora do Ensino Fundamental I, no Objetivo Sorocaba.

Assim, o "carnaval na escola" pode ser explorado por meio de vivências plásticas e musicais, brincadeiras, audição das canções, baile de carnaval, desfile dos adereços criados pelas crianças e suas fantasias, de modo que elas conhecem formas de comemoração do carnaval em diferentes tempos e entendam essa manifestação como espaço de construção histórica.

No Objetivo Sorocaba, o tema é abordado com os alunos de acordo com um dos pilares do método de aprendizagem da escola, que é a Cultura. Acredita-se que, estudando-a, os alunos podem ampliar sua visão de mundo, entender a pluralidade e valorizar o que existe ao seu redor.


 

Comentários