x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

10
04

Certificados de proficiência em inglês: tudo que você precisa saber

Entenda agora a diferença entre o KET e o PET, dois dos principais testes do tipo


Seja porque você vai fazer um intercâmbio ou apenas para provar seus conhecimentos, os testes de proficiência são ferramentas valiosas para os estudantes da língua inglesa. A Universidade de Cambridge é a principal instituição de ensino a elaborar e aplicar essas avaliações.

Existem diversos tipos de testes de proficiência que dependem do motivo específico ou da sua área de estudo. Aqui, iremos abordar o "Key English Test" (KET) e o "Preliminary English Test" (PET). Então se você não conhece esses exames, ou pretende fazer um deles, fear not! Confira as dicas  para descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil e como se inscrever.


O que é um teste de proficiência?

Os testes de proficiência são avaliações aplicadas com o intuito de certificar o nível de conhecimento da língua inglesa que a pessoa tem. Esses testes analisam seu vocabulário, fluência, costumes linguísticos, além da experiência e foco.

A Universidade de Cambridge elabora todos os seus exames seguindo o CEFR (Common European Framework of Reference), um padrão internacional utilizado para avaliar habilidades linguísticas.


Qual a diferença entre o KET e o PET?

Key English Test, também conhecido como "Cambridge English: Key", é uma qualificação de nível básico que certifica sua capacidade de utilizar o inglês para se comunicar em situações simples. É ótimo para quem está nos primeiros níveis de aprendizado da língua.

Preliminary English Test, também chamado de "Cambridge English: Preliminary", é uma qualificação de nível intermediário. Ela certifica sua capacidade de utilizar o inglês para estudar, viajar e trabalhar. É o principal exame realizado por aqueles que pretendem fazer intercâmbio.


Por que fazer?

As pessoas realizam os testes de proficiência pelos mais diversos motivos. Para fazer alguns tipos de intercâmbio, por exemplo, é necessário comprovar que você consegue se comunicar no país de destino. Caso você pretenda se candidatar para uma vaga de emprego no exterior, é comum que a empresa solicite o seu nível de proficiência para saber se você está apto a trabalhar naquela equipe.

Entretanto, mesmo se você estiver apenas estudando, é sempre bom realizar o teste como um "termômetro" para ver em qual nível você se encontra.


Qual a validade?

Os certificados KET ou PET são validos para toda vida. Eles servem para atestar que você demonstrou competências linguísticas correspondentes a estes níveis.


Onde fazer?

Para prestar um dos Exames de Cambridge você precisa encontrar um centro autorizado. A Universidade possui mais de 2.700 centros espalhados em 130 países e você pode utilizar o próprio website da universidade para encontrar o mais próximo de você.

Após escolher o seu centro autorizado, se informe sobre como se inscrever para o exame, quanto vai custar e sobre os cursos preparatórios oferecidos pela unidade. Os exames ocorrem durante o ano todo e muitos centros permitem que você escolha entre fazer a prova digital ou manuscrita.

No Trends, a escola de inglês do Objetivo Sorocaba, é um dos locais em que o exame ocorre. Durante o ano todo, os alunos do Trends praticam simulados para checar sua proficiência e, a partir dos resultados, recebem indicações de qual o melhor tipo de teste a se fazer, se KET ou PET.

Em 2017, os resultados obtidos pelos alunos do Trends, foram muito positivos. A maioria que optou por fazer algum dos testes, passou com mérito ou com distinção. Para Vera Lavacca, coordenadora do Trends Objetivo Sorocaba, os resultados são motivo de orgulho "É um orgulho muito grande para nós, pois acompanhamos esses alunos desde muito novos aqui no Trends e podemos ver o quanto evoluíram. "


A seguir, confira os alunos aprovados no último exame:

 

APROVADOS NO KEY ENGLISH TEST

Yasmin Guimarães Rodrigues

Beatriz Bertolini Maluf

Diego Sanches Levy

Tiago Sanches Levy

Tiago Tavares de Lima Gonçalves

 

APROVADOS NO PRELIMINARY ENGLISH TEST

João Augusto Oliveira César

Beatriz Nassar Martins

Maria Eduarda Kussunoki Orsi

João Camillo de Moura



Comentários