x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

22
09

Cultura da infância e concepção de criança norteiam mais uma edição do Cotidiano Responsável

Qual a lembrança mais remota que você tem da infância? Talvez um cheiro, uma cor, uma pessoa, um lugar, uma brincadeira ou um momento. Ser criança é desfrutar da criatividade, fantasiar, permitir-se sonhar, brincar, cantar, dançar e ser o que quiser. É cair, machucar-se e se levantar novamente porque a brincadeira não pode parar.

Estas e outras poéticas da infância foram temas de mais uma edição do programa Cotidiano Responsável, realizada pela unidade Portal na noite do último dia 14 com a presença de pais de alunos e docentes do Objetivo Sorocaba e de outras escolas. O bate-papo foi conduzido pelas professoras e coordenadoras da Educação Infantil Priscila Puccetti Kyt, Patricia Garbosa de Mello Fonseca e Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi.

Inspiradas no modelo educacional de Reggio Emilia, cidade situada ao norte da Itália, as educadoras recordaram ao público a infância em sua essência. A abordagem italiana para educação infantil é considerada uma das melhores do mundo e serve de exemplo para muitas instituições de ensino. Nela, a criança é a protagonista de seu próprio desenvolvimento, livre para criar e explorar seus potenciais criativos.

"Criança é um ser capaz de pensar e fazer as próprias escolhas, e isto deve ser respeitado e valorizado. No contexto da infância, o ato de brincar é um elemento essencial do desenvolvimento infantil. É uma oportunidade de aprimoramento, na qual a criança aprende, experimenta o mundo, sensações, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e estrutura suas emoções", afirmou Patricia Garbosa.

Para Gisele Puccetti, a brincadeira vai além de um simples entretenimento. "Por meio dela, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades e aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora", disse.

A construção da infância se dá a partir de experiências pessoais e sociais no contexto onde a criança está inserida. Porém, os pequenos não são só produtos de sua cultura, mas também criadores e transformadores dela. "As crianças vivem sua experiência de infância de modo muito particular e diverso. Mas há uma característica que permite identificá-las em qualquer parte, que é sua capacidade de resignificar a realidade em que vive", afirma Priscila Puccetti.

Segundo a educadora, crianças são atores sociais, protagonistas de seus processos de socialização. "Por isso a importância de olhar e conhecer a criança com base na visão que elas próprias têm sobre si e o mundo, além de reconhecê-la e valorizá-la como autora de suas próprias descobertas."

Comentários