x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

29
07

Curso de youtuber orienta e torna seguras criação e divulgação de vlogs por crianças e adolescentes

Por que tantas crianças e adolescentes querem se tornar youtubers? "Por causa dos fãs. É legal ter muitos seguidores e ganhar likes todos os dias", disse a estudante Maria Valentina Tabacow, 14 anos, que participou, na tarde de quarta-feira (27), na unidade Portal, do curso de Youtuber promovido pelo Objetivo Sorocaba em parceria com a Happy Code, escola de programação e robótica. Maria Valentina conta que já possui um canal no YouTube, mas que ainda está off-line. "Já gravei alguns vídeos e subi no site, mas nunca postei para ser visualizado. Estou fazendo o curso para aprender a mexer melhor com as ferramentas digitais, me aperfeiçoar nesse ramo."

 

Aberta ao público, a oficina ocorreu entre os dias 26 e 28 e recebeu crianças e adolescentes a partir de sete anos. Os participantes receberam dicas interessantes para se tornar um youtuber de sucesso, além de orientações sobre como se comportar no vídeo (etiqueta virtual), cuidados em propagar informações na web e como atrair milhares de seguidores. Márcio Domene, diretor da Happy Code, explica que o interesse em ser um youtuber está ligado à satisfação pessoal. "As pessoas, em geral, gostam de ser admiradas e receberem likes na internet, além do retorno financeiro que a atividade pode render. O curso traz as principais técnicas para se tornar um youtuber profissional, ferramentas de produção e edição de vídeos, estratégias para tornar o negócio rentável ou simplesmente para conquistar fãs. Trazemos recomendações gerais do que pode e convém ser publicado, regras de boa conduta e segurança na web, preservando informações pessoais como endereço e documentos."

 

Para Karin Benestante, coordenadora do Objetivo Sorocaba, com a facilidade de acesso à tecnologia, o YouTube se tornou a nova televisão de crianças e adolescentes. "Realizamos o curso pensando justamente nesta febre dos youtubers e em como orientar o público interessado quanto à segurança e conduta adequada na rede. A formação também beneficia os pais, que estarão mais tranquilos em relação ao uso destas ferramentas pelos filhos. Além disso, é sempre bom trazer as crianças de volta à escola por meio de atividades prazerosas como esta", disse.

 

Na quarta-feira (27), o curso contou com a presença do youtuber sorocabano João Paulo Nicola

Peranovich. O jovem de 21 anos bateu um papo com os participantes e revelou como iniciou neste universo dos vídeos. "Sempre gostei muito de teatro, de aparecer no palco e tal, mas queria unir essa vontade com o hobby por videogames que tenho desde a infância. Daí surgiu a ideia de criar um canal no YouTube e começar a produzir vídeos; resolvi tentar. Primeiro fui atrás de muita informação por meio de revistas e sites. Depois criei um blog e o canal. Tudo começou com uma brincadeira que acabou dando certo."

 

Nos vídeos, João Paulo traz notícias de jogos e faz live streams e vlogs contando coisas inusitadas do dia a dia. O canal conta com mais de 14 mil seguidores. "Não é algo fácil de se fazer, ao contrário do que muitas pessoas pensam. A galera que está no topo correu muito atrás. Precisa ter muita força de vontade e ir atrás. Quem quer ter sucesso nesse ramo não pode desistir nunca", aconselhou João Paulo, que tem de conciliar, ainda, a vida de youtuber com a faculdade de Engenharia da Computação. Ele conta que o canal já lhe proporcionou muita coisa bacana. "Tenho prazer em fazer, muita gente acompanha, a visibilidade é muito legal. Consigo muitos contatos e recebo diversos convites para participar de eventos e dar palestras na área de jogos eletrônicos. À convite da Ubisoft Entertainment, participei de uma feira de jogos em Los Angeles, nos EUA. Foi incrível", contou.

Comentários