x

Informações Rápidas

O Objetivo Sorocaba é uma instituição de ensino particular que possui três unidades na cidade:

Centro Portal Zona Norte

Atendemos alunos do Berçário ao Pré-vestibular.

Fone: (15) 3332.9900

Siga-nos também em: Facebook.com/objetivosor

Notícias

Selecione uma categoria

04
11

Quarta edição do TEDx Objetivo Sorocaba reuniu bom público no anfiteatro da unidade Portal

O Objetivo Sorocaba promoveu na noite de quinta-feira (27), na unidade Portal, a quarta edição do TEDx Objetivo Sorocaba, que segue o mesmo conceito do TED (Tecnologia, Entretenimento, Design), mas atua de maneira independente. O evento contou com palestras do coach e mentor quântico Márcio Rangel e da professora e mestre em Educação, Rosângela Araújo, além da apresentação de sapateado da dançarina Mariana Martinez.

Karin Benestante, coordenadora da escola, explica como funciona o projeto. "O TEDx Objetivo Sorocaba é um evento organizado pelos alunos do Ensino Médio das unidades Centro e Zona Norte. O engajamento dos estudantes é muito bacana; eles auxiliam na escolha dos palestrantes, na divulgação, na administração da página do Facebook, no roteiro e na organização do evento. Este é um dos projetos de protagonismo que o Objetivo Sorocaba valoriza, pois sabemos de sua importância para os alunos e a comunidade", disse.

Para a professora e membro do comitê do TEDx, Carolina Almeida, a iniciativa é uma oportunidade ímpar de aprendizado e desenvolvimento. "O TEDx Objetivo Sorocaba é um projeto riquíssimo no qual habilidades e competências são nutridas em todos os envolvidos, sejam alunos, professores, palestrantes, público ou o pessoal da organização. Neste ano, concluímos mais uma edição com sucesso e com a certeza de termos atingido nossos objetivos."

O aluno Caio Garrote, um dos organizadores, postou em seu perfil no Facebook: "Finalizo mais um projeto com a sensação de dever cumprido. Aquela sensação maravilhosa de recompensa e de realização própria, pois trabalhamos por um objetivo comum. Ocorreram conflitos e desafios, porém o resultado valeu a pena", declarou.

Márcio Rangel conduziu a primeira palestra da noite com o tema "Felicidade é um hábito". Segundo o especialista, a felicidade tem dois pilares que a sustentam: o perdão e a gratidão. "Quando perdoamos, fazemos o bem a nós mesmos. É como se disséssemos que está tudo bem, apesar do erro do outro. Perdoar não é anular a falha cometida, mas dar novo sentido para o que aconteceu. O mesmo ocorre com a gratidão, uma das virtudes mais nobres que existem. Ser grato pela vida e por tudo que nos cerca é uma dádiva", enfatizou.

Márcio recordou que a felicidade não depende do sucesso, mas sim o contrário. "O sucesso depende da felicidade. Pessoas felizes tendem a alcança-lo mais rapidamente. Quem é feliz encara a vida com otimismo, resiliência e determinação". O coach tomou como exemplo situações de estresse comumente vivenciadas no trânsito. "Quando alguém me fecha, posso escolher entre brigar ou simplesmente perdoar e seguir em frente, numa boa, sem aborrecimentos", exemplificou. "Aprendi que o otimismo é a chave para uma vida plena e livre de amarguras", disse.

Em seguida, Rosângela Araújo ministrou palestra sobre "Conexões: Foco no Positivo". A professora destacou a importância de se ir além, de se permitir ousar e fazer coisas novas. "Precisamos estar abertos para conhecer o outro. Não por mera conveniência, mas por interesse

na vida das pessoas. Diariamente, temos de nos conectar com o maior número de pessoas, criar laços, vínculos."

A palestrante revelou que, há anos, tem adotado três mantras para sua vida: determinação, foco e disciplina. "Percebam que pessoas que alcançam o sucesso têm uma característica em comum, que é a disciplina. Tenho feito o exercício de buscar o equilíbrio todos os dias, ou seja, não ficar nem eufórica e nem deprimida, mas serena".

Por fim, Rosângela citou atitudes que fazem a diferença, como dar o melhor de si no dia a dia, comprometer-se, estabelecer um diálogo com as pessoas, interagir com elas, relacionar-se, otimizar o tempo, cuidar de si próprio e, o principal, estar presente no aqui e agora. "Ansiedade é excesso de futuro, depressão é excesso de passado. É preciso viver o hoje", alertou.

Comentários