Onde cada descoberta vira uma conquista!
Aqui, no Objetivo Sorocaba, acreditamos que cada criança é única e tem direito a um desenvolvimento integral.
Por isso, nossa Educação Infantil une acolhimento, cuidado e um olhar atento às necessidades pedagógicas e pessoais de cada pequeno.
Por meio da educação baseada em projetos, incentivamos o protagonismo infantil tornando o seu filho um agente ativo e autônomo na construção do seu próprio conhecimento.
Tudo isso em um ambiente seguro, acolhedor e em contato com a natureza, mesmo localizado no centro da cidade.
Aqui, o aprendizado e o brincar acontecem de forma leve, lúdica e significativa, com soluções que visam a construção de uma jornada repleta de descobertas e vivências.
Projetos Personalizados
A Educação Infantil do Objetivo Sorocaba adota a aprendizagem baseada em projetos.
Aqui, o desenvolvimento do seu filho é cuidadosamente pensado por meio de projetos pedagógicos personalizados e embasados na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Com um olhar capacitado, nossa equipe pedagógica observa e compreende as necessidades e particularidades de cada grupo.
A partir dessas observações, são elaboradas estratégias de aprendizado por meio de vivências, investigações, brincadeiras, jogos, oficinas e práticas esportivas, nas quais cada criança vivencia o aprendizado de maneira diversa e multidisciplinar.
Diferenciais da grade curricular
Um dos pilares fundamentais do Objetivo Sorocaba é a educação socioemocional.
Embora este tema esteja em alta, o PDPS (Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social) existe e é a base da nossa escola há cerca de 30 anos.
Elaborado com uma metodologia exclusiva, na Educação Infantil, o PDPS foca no entendimento e no trabalho das emoções básicas: medo, raiva, alegria e tristeza.
Para isso, uma vez por semana, o professor de PDPS organiza encontros lúdicos, utilizando personagens, fantoches e livros específicos para que as crianças possam reconhecer e identificar essas emoções.
Na aula semanal de meditação, seu filho participa de uma sessão lúdica e guiada pelo professor, em que é incentivado a se concentrar na própria respiração para promover a calma, o foco, a capacidade de espera e reduzir a ansiedade.
A meditação também contribui para a melhoria da concentração, ativando áreas do cérebro relacionadas à atenção, à memória e ao raciocínio.
Nas aulas de Corpo e Movimento, as crianças desenvolvem a consciência corporal por meio de brincadeiras e atividades planejadas.
As aulas têm como objetivo ajudar seu filho a:
- Melhorar o equilíbrio;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Ganhar consciência espacial;
- Compreender e respeitar os limites do seu próprio corpo.
O Inglês foi adicionado à grade curricular da Educação Infantil com vivências diárias que vão ao encontro da aprendizagem baseada em projetos.
Por meio do inglês lúdico, com músicas, desenhos, filmes e brincadeiras realizadas pelo professor, as crianças passam a memorizar e compreender as palavras de forma prática e aplicadas ao seu dia a dia.
Eventos e Projetos
A Ciranda da Leitura é um projeto literário que acompanha os alunos ao longo de todo o ano letivo e começa com um evento especial na escola, que envolve toda a família.
Cada turma recebe um livro e, junto ao professor, desenvolve atividades, exposições, vivências e rodas de conversa inspiradas na obra.
Além do livro principal, a equipe pedagógica realiza leituras diárias com títulos que complementam o tema, ampliando o repertório literário das crianças.
No Deixa que eu Conto convidamos pais, familiares, colaboradores da escola e alunos de outras turmas para lerem um conto para as crianças.
Jardins, anfiteatro, pátios, bibliotecas e até a sala de aula são palcos para esses encontros que terminam com rodas de conversa sobre a leitura.
Durante a Mostra Cultural, anualmente, as crianças criam apresentações e ambientalizam a escola para compartilhar com a família o processo e o resultado dos projetos .
Isso desperta neles um sentimento de orgulho e pertencimento, criando memórias únicas .
Na ComVivência promovemos o encontro entre familiares e alunos em uma manhã repleta de atividades organizadas pela nossa equipe pedagógica, juntamente com nossas crianças.
Uma oportunidade para gerar conexões , conhecer outros pais, alunos e famílias e, claro, ComViver.
Diferenciais
-
Todo o espaço da Educação Infantil e dos Anos Inicias foi projetado para que a natureza faça parte do cotidiano das crianças.
Árvores, plantas, grama, lago, hortas e até peixes são elementos presentes nos ambientes diários dos pequenos, em que eles realizam suas atividades.
Além disso, o Objetivo Sorocaba possui uma fazenda própria, sendo uma extensão da nossa escola: um espaço amplo onde seu filho pode correr, explorar, andar de trator, alimentar os animais e fazer receitas deliciosas…
-
O período ampliado permite que seu filho permaneça na escola no contraturno do período regular, realizando atividades interdisciplinares, como oficinas, jogos, brincadeiras e práticas esportivas monitoradas.
-
O projeto de transição prepara os alunos do G5 para o ingresso no 1º ano e os alunos do 1º ano para o ingresso no 2º ano, de maneira leve e acolhedora.
Desde o início do ano, as crianças vivenciam encontros com as turmas mais velhas, conhecendo suas rotinas, espaços e professores, para que a mudança aconteça com menos ansiedade e seja mais positiva.
-
Através de um aplicativo exclusivo, nossos professores compartilham com os pais fotos, vídeos e descrições das atividades realizadas, além de comunicados e lembretes importantes, mantendo-os informados em tempo real.
-
Ao voltar às aulas, contamos com um período de adaptação, no qual os pais podem acompanhar de perto os primeiros dias do filho na escola, permanecendo em ambientes comuns à rotina das crianças, como em sala de aula, corredores e áreas externas.
Fale conosco e tire suas dúvidas
Preencha o formulário e receba nosso contato para tirar qualquer dúvida ou agendar uma visita ao Objetivo Sorocaba. Você será muito bem-vindo(a)!