A educação socioemocional do Objetivo Sorocaba.
O Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS) é a base de ouro do Objetivo Sorocaba.
Criado em 1996 por Samuel Tabacow, médico e pai de duas então alunas da escola, o método foi baseado no conceito de soft skills - também conhecidas como competências socioemocionais, habilidades comportamentais e a inteligência emocional.
Há 24 anos, o método era conhecido como Projeto Cérebro - baseado no livro lançado pelo Dr. Samuel. Com o desenvolvimento do programa, que ganhou abrangência em termos de alcance - hoje é aplicado em diversas unidades do grupo Objetivo - e também de propósito, a escola o transformou em PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social.
O Projeto Cérebro consiste no estudo e desenvolvimento das seguintes habilidades e competências:
Autocontrole
Zelo e Persistência
Enfrentar e superar a frustração
Autoconhecimento
Automotivação
Controlar a impulsividade
Adiar a satisfação
Limites
Adaptabilidade
Tolerância
Compaixão
Empatia
Humildade
Solução de problemas interpessoais
Como na teoria de Daniel Goleman, um dos nomes mais renomados da educação socioemocional e defensor do ensino de soft skills nas escolas, o programa busca desenvolver habilidades e características individuais humanas sociais e emocionais que impactarão na vida adulta de todos os estudantes.
Também dentro do PDPS busca-se promover com os alunos o desenvolvimento do pensar, sentir e o agir.
Um pesquisa da consultoria internacional McKinsey, revelou que entre 30% a 40% dos empregos exigirão do futuro habilidades socioemocionais explícitas. Por outro lado, o estudo apontou que, considerando os atuais sistemas de ensino, menos de 50% dos alunos estarão preparados para encarar esses empregos em ascensão.