Venha conhecer.

Fundamental II

O Ensino Fundamental II do Objetivo Sorocaba oferece uma formação completa para seu filho. Além das disciplinas curriculares, ele irá participar de atividades e projetos para se engajar e socializar.

Estimulamos os alunos a irem sempre além na busca pelo conhecimento, para se tornarem de fato os protagonistas de cada descoberta, sempre com nosso acompanhamento acolhedor e olhar humano, que ajuda cada um deles a enfrentar desafios e a ter um bom rendimento escolar.

Atividades

A orientação educacional tem um papel fundamental na vida dos alunos e das famílias. Um profissional da área de psicologia media as ações entre todos os envolvidos no processo educacional. A atividade contribui na orientação de estudos, acompanha o progresso no aprendizado, além de engajar os estudantes no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, do autoconhecimento, do respeito e da vivência em grupo.

A Curadoria Criativa é um programa de intervenções artísticas e pedagógicas no Colégio Objetivo Centro, transitando em diversos campos do conhecimento promovendo a formação de aprendizes, com foco no desenvolvimento da estesia.

O Projeto de Leitura Instrumental visa criar um comportamento leitor organizado e objetivo, capacitando o aluno a usar seu conhecimento prévio sobre os temas abordados, levantar hipóteses sobre o que será lido, extrair a informação principal de um texto e se posicionar sobre o assunto. Ser proficiente em leitura propicia às pessoas a busca do conhecimento para se tornarem autônomas no ler para aprender.

As metodologias ativas são modelos de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.

O ensino híbrido consiste na união do ensino presencial com o ensino a distância. O uso da tecnologia no ensino facilita o contato do aluno com a produção autônoma do conhecimento, permitindo que o estudante busque fontes, informações e dados on-line rapidamente complementando no processo de aprendizado.

É uma proposta pedagógica autêntica que pretende ampliar o repertório cultural e leitor de alunos e professores, reconhecer as múltiplas formas de aprender e de acessar o conhecimento, a informação e a cultura, valorizar as diferentes possibilidades leitoras e de escrita, ampliar a capacidade crítica, reflexiva e analítica e reconhecer a diversidade como essencial à construção de cidadãos mais sensíveis e críticos.

Tem como propósito incentivar a descoberta sobre um olhar científico.

Aulas extracurriculares

Uma escola ciente do seu tempo desenvolve alunos com as habilidades necessárias para que eles sejam protagonistas em quaisquer dos caminhos que desejem seguir.

O tema principal de nossas aulas é o do movimento “Games 4Change”, que envolve a elaboração de jogos que impactem positivamente o mundo, transformando a mentalidade dos jogadores para que se conscientizem dos problemas do mundo e busquem alternativas para melhorá-lo. Além de projetar os estudantes para desafios do mundo do trabalho, a programação ajuda a ver o mundo de maneira mais criativa e crítica.

É um grupo cujos participantes têm a possibilidade de descobrir e aprimorar habilidades artísticas, além de desenvolver oratória, comunicação, sociabilidade, criatividade, concentração e muitos outros potenciais.

Programa que procura ampliar o ensino de Ciências. Após estudo prévio, os participantes do programa realizam visitas bimestrais a empresas, institutos de pesquisa e universidades, consolidando o aprendizado.

São aulas oferecidas em período oposto ao das aulas convencionais, como uma importante ferramenta personalizada para nivelamento escolar.

Projeto protagonista no qual os próprios alunos são professores. O xadrez contribui para o exercício do raciocínio, da concentração, da confiança, provoca a imaginação, trabalha a paciência estratégia e a interação.

Desenhar é uma das coisas as quais crianças são instigadas a fazer desde muito novas. A atividade pode ser tão prazerosa que, até mesmo depois de adultas, algumas pessoas continuam desenhando, seja por hobby ou transformam o hábito em profissão.

O Projeto “Oficina de Desenho” é um projeto protagonista, no qual os próprios alunos são professores. Eles compartilham suas diferenciadas técnicas de desenho, além do vínculo, da autoestima e da criatividade.

Diferenciais

  • PDPS
  • Missão Conhecimento
  • Atlética
  • Programa de Desenvolvimento Matemático

    O Programa de Desenvolvimento Matemático é um componente curricular que incentiva o raciocínio lógico matemático e a criatividade, através da metodologia “mão na massa”. A experiência “mão na massa” é tão prazerosa e lúdica, que valoriza a prática da experimentação, dando sentido e conectando o aluno para o aprendizado da matemática.

  • Leitura de Mundo

    Muito além da sala de aula...

    O principal objetivo deste componente curricular é dar sentido ao mundo vivido pelos alunos de maneira que eles mobilizem saberes e construam conhecimento a partir de suas visões de mundo. As estratégias de aula visam criar espaços de reflexão sobre o que nos cerca, construir pesquisas científicas e promover espaços que fomentem o exercício da empatia. Seus eixos estruturantes são exercício da criatividade, criticidade, cientificidade e autonomia.