Fundamental Anos Finais

Venha conhecer

Fundamental Anos Finais

Venha conhecer

O Ensino Fundamental Anos Finais do Objetivo Sorocaba oferece uma formação completa para seu filho. Além das disciplinas curriculares, ele irá participar de atividades e projetos para se engajar e socializar.

Estimulamos os alunos a irem sempre além na busca pelo conhecimento, para se tornarem de fato os protagonistas de cada descoberta, sempre com nosso acompanhamento acolhedor e olhar humano, que ajuda cada um deles a enfrentar desafios e a ter um bom rendimento escolar.

Atividades

O Ensino Híbrido é composto por técnicas e estratégias que integram o ensino presencial com o on-line para promover a autonomia e a personalização da aprendizagem.

A Curadoria Criativa é um programa de intervenções artísticas e pedagógicas no Colégio Objetivo Centro, transitando em diversos campos do conhecimento promovendo a formação de aprendizes, com foco no desenvolvimento da estesia.

Cultura digital consiste em usar a tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Isso quer dizer trazer a transformação digital que estamos vivenciando nos últimos tempos para dentro do ambiente escolar, mas de uma maneira mais ampla. A cultura digital contribui para otimizar a aprendizagem, aumentar o seu engajamento e aprimorar o desenvolvimento de diferentes competências.

A orientação educacional tem um papel fundamental na vida dos alunos e das famílias. Um profissional da área de psicologia media as ações entre todos os envolvidos no processo educacional. A atividade contribui na orientação de estudos, acompanha o progresso no aprendizado, além de engajar os estudantes no desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, do autoconhecimento, do respeito e da vivência em grupo.

A partir de uma proposta diferenciada sobre a prática de leitura na escola, surgiu o projeto "Trilhas de Leitura". A ideia é ampliar o repertório cultural e leitor dos alunos e reconhecer as múltiplas formas de aprender e de acessar o conhecimento, a informação e a cultura.​

A obra referência do semestre serve como ponto de partida de leitura comum a todos os alunos e, num segundo momento, cada aluno poderá optar por outro título literário para ler. Ora mais livres, ora mais direcionadas, as leituras tornam-se múltiplas e extrapolam a ideia de apenas verificação literária tradicional e abrem espaço para debates, produções de texto, audiovisuais, reflexões, análises e diálogos entre obras, personagens, autores e o que mais for trilhado neste trajeto.

Eletivas

É um grupo cujos participantes têm a possibilidade de descobrir e aprimorar habilidades artísticas, além de desenvolver oratória, comunicação, sociabilidade, criatividade, concentração e muitos outros potenciais.

É um programa que procura ampliar e aprofundar o ensino de Ciências. Após pesquisas e experiências em laboratório, é proposto aos alunos vivências em campo, através de visitas técnicas a empresas, institutos de pesquisa e universidades, consolidando o aprendizado e unindo teoria à prática.

São aulas oferecidas em período oposto ao das aulas convencionais, como uma importante ferramenta personalizada para que todos os estudantes possam alcançar seus objetivos de aprendizagem.

Projeto protagonista no qual os próprios alunos são professores. O xadrez contribui para o exercício do raciocínio, da concentração, da confiança, provoca a imaginação, trabalha a paciência estratégia e a interação.

Desenhar é uma das coisas as quais crianças são instigadas a fazer desde muito novas. A atividade pode ser tão prazerosa que, até mesmo depois de adultas, algumas pessoas continuam desenhando, seja por hobby ou transformam o hábito em profissão.

O Projeto \"Oficina de Desenho\" é um projeto protagonista, no qual os próprios alunos são professores. Eles compartilham suas diferenciadas técnicas de desenho, além do vínculo, da autoestima e da criatividade.

Diferenciais

  • Trends
  • Missão Conhecimento
  • PDPS
  • Atlética
  • Cultura Digital

    Cultura digital consiste em usar a tecnologia como ferramenta para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Isso quer dizer trazer a transformação digital que estamos vivenciando nos últimos tempos para dentro do ambiente escolar, mas de uma maneira mais ampla. A cultura digital contribui para otimizar a aprendizagem, aumentar o seu engajamento e aprimorar o desenvolvimento de diferentes competências.

  • Educação Financeira

    Iniciativa exclusiva dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o projeto tem como objetivo oferecer aos alunos a possibilidade de trabalhar com tópicos formativos da educação financeira, estimulando a reflexão e a criticidade por meio da aplicação dos conceitos estudados na resolução de problemas próprios do cotidiano e da vida social dos estudantes.

    As aulas de Educação Financeira carregam os seguintes princípios metodológicos:

    • As aulas devem ser práticas. Os alunos devem "pôr a mão na massa" durante os 50 minutos de aula.
    • As aulas devem recorrer a ferramentas didáticas ativas de interação: trabalhos colaborativos, recursos digitais, jogos físicos e virtuais.
    • As atividades propostas devem ser desafiadoras. Os alunos devem usar o tempo das aulas para resolver problemas - não necessariamente matemáticos, daqueles que os livros didáticos trazem, mas problemas que exigem a elaboração de estratégias e criatividade em sua resolução.

Conheça a
nossa escola.